Desativar Preloader

Formação Continuada Área 21


...

O Pró–Escolas Formação do CEFAPRO – PEFC para os profissionais da área 21 será desenvolvido no Centro de Formação e atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO, situado a Rua das Saracuras s/n; Bairro Maracanzinho, no município de Cáceres/MT.

Vivemos, no século XXI, em um momento de busca por afirmações de políticas públicas em educação que contemplem a formação contínua e continuada dos profissionais da educação básica, envolvidos em contextos repletos de diversidades e especificidades. Conforme o Parecer n° 16/2005/CNE/CEB, os profissionais que compõe a Área 21 são profissionais que desenvolvem atividades em nível técnico, quais sejam planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio pedagógico e administrativo nas escolas públicas e privadas de Educação Básica e Superior, bem como, nos Centros de Formação.

Na perspectiva supracitada, acreditamos que se torna imprescindível fazer com que a nossa prática, de educadores da área 21, não se resuma apenas em aplicações de saberes técnicos, mas em uma reflexão contínua sobre a formação continuada de educadores que querem fazer uma ruptura com o saber exclusivamente técnico, em busca de outras possibilidades e sonhos possíveis, fugindo da ideia estagnada de serviço mecânico alheio ao que o cerca, buscando o que realmente contemplem as particularidades e se abram para as perspectivas globais, na busca necessária por uma educação de qualidade para todos.

Nessa perspectiva, como forma de aplicação do papel de educador que os profissionais da área 21 exercem, o presente projeto irá para além dessa afirmação, e procurará trazer uma nova perspectiva para com o meio ambiente no Cefapro de Cáceres. Buscando a aplicação e efetivação da Lei Municipal n.º 2.367/2013, que institui o Programa Cáceres Recicla, e dos cuidados à que essa faz alusão, o projeto implantará coleta seletiva simples dos resíduos sólidos produzidos nas dependências do centro.  

O trabalho trata de um dos aspectos do relacionamento com o meio ambiente no ambiente de trabalho, a coleta seletiva. Sendo a escola responsável por instrução para os mais variados âmbitos da vida, instruir praticamente e exemplificativamente o respeito para com o meio ambiente, exibido e exercido pelos profissionais da área 21, bem como pelos professores, pode ser um excelente meio de educação.

Ainda sobre, sendo o Cefapro o local de atualização e formação dos profissionais da Educação, nada mais justo que seja também exemplo nesse sentido, implantando a coleta seletiva de resíduos sólidos de maneira eficiente e funcional, mostrando que pode ser feita e que funciona. 

            Para tanto, a proposta de estudos visa contemplar duas temáticas gerais, dentre as quais, Temática 1: Os Agentes Educacionais nas Instituições de Ensino da Rede Pública Estadual, com foco no reconhecimento e na profissionalização dos profissionais da área 21 e Temática 2: Implantação de coleta seletiva dos resíduos sólidos, entre secos e húmidos no Cefapro de Cáceres, e todas as atividades que envolvem essa implantação, palestras, informativos e afins.  

 


Duração: 40 Hrs

Periodo: 40 Hrs

Inicio: 02/05/2018






Compartilhe esse Curso