Desativar Preloader

Segundo dia do Ciclo de Estudos aos Candidatos à Direção Escolar

... De 24 a 26/10/2018 o Cefapro de Cáceres realiza a formação para 51 candidatos à direção das escolas estaduais.


 

 

CICLO DE ESTUDOS PARA OS CANDIDATOS À DIREÇÃO ESCOLAR

 2019-2010

 

O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica- CEFAPRO- Cáceres, realizou de 24 a 26 de outubro o Ciclo de Estudos de Formação aos Candidatos à Direção das Unidades Escolares do Pólo. O ciclo de formação, contou com a participação de 51 candidatos das escolas estaduais dos seguintes municípios:   Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D’Oeste, Lambari D’ Oeste, Indiavaí, Mirassol D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos-MT.

A formação teve como objetivo apresentar e discutir as dimensões que perpassam a Gestão Democrática e Participativa, a saber: (i) Dimensão Pedagógica; (ii) Financeira; (iii) Dimensão Administrativa; (iv) Dimensão Gestão de Pessoas na Educação;

 De acordo com o diretor do CEFAPRO, professor Alessandro Gomes de Arruda, as discussões engendradas subsidiarão aos futuros gestores a possiblidade de refletirem sobre a prática gestora no cotidiano escolar, trocar experiências vivenciadas e atuar de maneira coletiva nas tomadas de decisões, agindo com ética e transparência nas aplicações dos recursos públicos.

No decorrer das atividades foram ouvidos depoimentos dos cursistas sobre a oferta e a expectativa de trabalho na gestão escolar:

 

[...] esta formação a nós ofertada é de grande importância, pois nos possibilita tomar conhecimento de várias visões sobre gestão, além da troca de ideias com colegas sobre realidades similares, mas também distintas das nossas, assim contribuindo para a construção de projetos /propostas que visem minimizar conflitos e a melhorar o processo de ensino e de aprendizagem (Professora, Clair Terezinha Birk, 2018).

 

O momento formativo significa o reconhecimento de que nunca estamos prontos, mas sim, dispostos a ser cada dia melhores. Nossa intenção é contribuir com o fazer para uma educação de qualidade para todos, a partir de uma gestão democrática (Professor, Evandro Andre Félix, 2018).

Compartilhe essa Matéria