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20º ENDIPE- RIO 2020

... Foi dada a largada! É com muita alegria que divulgamos a primeira circular do XX Endipe Rio 2020. Nos vemos de 14 a 17 de julho de 2020 na cidade do Rio de Janeiro.


14 a 17/07/2020 1ª CIRCULAR – Julho/2019 O Comitê Organizador convida a comunidade educacional para a vigésima edição do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (20º ENDIPE – Rio 2020), a ser realizado entre os dias 14 e 17 de julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, nos campus da Faculdade de Educação da UFRJ, do Instituto Benjamim Constant e da Escola de Educação da UNIRIO, todos localizados na Av. Pasteur, no bairro da Urca, com realização da sessão de abertura no espaço cultural Vivo Rio, situado no Aterro do Flamengo. Em torno do tema FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: diálogos, insurgências e políticas, o 20º ENDIPE – Rio 2020 se propõe a discutir tensões e perspectivas que se impõem para as didáticas em sua estreita relação com a Educação e suas práticas sociais, pedagógicas e políticas. Em tempos difíceis como o que se vive hoje, o ENDIPE interpõe-se como meio de resistir, insurgir e construir relações educativas que fortaleçam a democracia, a justiça e a solidariedade no nosso país. TEMA FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS Eixo 1 - Didáticas entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com Formação docente Esse eixo temático prioriza as políticas de formação docente e os desafios de sua implementação, permanência e consolidação; concepções de formação de professores; formação centrada na escola e espaços colaborativos de formação; formação inicial e continuada; estágios curriculares e parcerias com as escolas; didáticas nos cursos de formação de professores; estratégias formativas e mediações didáticas; formação presencial, semipresencial e a distância; narrativas: investigação e formação de professores; metodologias e práticas curriculares de formação docente. Eixo 2 - Didáticas entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com Currículo e Avaliação Esse eixo temático prioriza os currículos e as avaliações nos contextos históricos e contemporâneos; políticas curriculares, as escolas e as salas de aula; culturas, conhecimentos e currículos; aprendizagens, currículos e avaliações; políticas de avaliação, as escolas e as salas de aula; culturas, conhecimentos e as diferentes dimensões da avaliação: políticas, sociais, pedagógicas e curriculares; metodologias e práticas curriculares e avaliativas. Eixo 3 - Didáticas entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação em Direitos Humanos, Interculturalidade e Religiões Esse eixo temático prioriza as diferenças culturais que desafiam o cotidiano escolar; relações entre diferenças, direitos humanos e processos de ensino-aprendizagem; questões religiosas, interculturalidade e didática; articulação entre igualdade e diferença nas práticas pedagógicas, construindo processos educativos que questionam as lógicas dominantes e empoderem sujeitos subalternizados, seus saberes e práticas; metodologias e práticas curriculares em Direitos Humanos, Interculturalidade e Religiões. Eixo 4 - Didáticas entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre Novas epistemologias, Diferença, Biodiversidade, Democracia e Inclusão Esse eixo temático prioriza produções que, de uma perspectiva insurgente, lançam mão de novas epistemologias para pensar as tensões e desafios educacionais no contexto atual; reflexões e pesquisas que apostam na potência de projetos e práticas cotidianas que assumem a tessitura da escola democrática como devir e como possibilidade; processo que só pode se viabilizar com e na diferença, no respeito mútuo, no cuidado de todas as formas de vida, não apenas a humana, e na valorização da alteridade, numa perspectiva inclusiva. Eixo 5 - Didáticas entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre Educação, Comunicação e Tecnologia Esse eixo temático prioriza o debate sobre educar com as mídias, para as mídias e pelas mídias; imagens, literacias e linguagens multimodais nas práticas pedagógicas e na formação de professores; cinema e educação; a informática na educação: a didática e o pensamento computacional na escola básica e na formação de professores; potenciais das mídias digitais em rede para as didáticas e as práticas educativas nas múltiplas redes educativas; educação online: dos ambientes virtuais de aprendizagens às práticas de app-learning; educar em tempos de fake news; educação e Cibercultura; políticas de formação na interface Educação e Comunicação. Eixo 6 - Didáticas entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre Infâncias, Juventudes e Vida Adulta Esse eixo temático prioriza as abordagens teóricas, metodológicas e epistemológicas sobre infâncias, juventudes e vida adulta e sua relação com a educação; políticas públicas de educação para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos; perspectivas de futuro, garantia de direitos e vulnerabilidade das infâncias e juventudes pobres no Brasil; estudantes imigrantes e filhos de mulheres e adolescentes privadas de liberdade; insurgências nas práticas pedagógicas cotidianas; metodologias e práticas de ensino com crianças, jovens, adultos e idosos; conflitos nas relações intergeracionais; programas de governo, movimentos sociais e a sociedade civil nas ações educativas. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO Ouvinte Serão aceitas no 20º ENDIPE – Rio 2020 inscrições de ouvintes sem apresentação de trabalho. Poderão se inscrever nessa modalidade professores da Educação Básica e da Educação Superior, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação. Mediador de Minicurso Os Minicursos se destinarão ao desenvolvimento didático de assunto relevante e associado às temáticas dos eixos do evento. Suas propostas poderão ser apresentadas por um ou mais professores da Educação Básica e da Educação Superior, devendo ser planejado para, no mínimo, duas e, no máximo, três sessões de uma hora e meia cada, para um grupo limitado de participantes, com inscrição prévia, a ser realizada conforme cronograma do evento. As propostas de Minicursos serão avaliadas e selecionadas pelo Comitê Científico, conforme as normas definidas para a sua submissão e avaliação. Mediador de Roda de Conversa As Rodas de Conversa se destinarão ao debate de assunto relevante e associado às temáticas dos eixos do evento. Suas propostas poderão ser apresentadas por um ou mais professores da Educação Básica e da Educação Superior, devendo ser planejada para uma sessão de uma hora e meia cada, para um grupo limitado de participantes, com inscrição prévia, a ser realizada conforme cronograma do evento. As propostas de Rodas de Conversa serão avaliadas e selecionadas pelo Comitê Científico, conforme as normas definidas para a sua submissão e avaliação. Coordenador e expositor de Painel Os Painéis têm como finalidade a apresentação de trabalhos elaborados pelos autores, decorrentes de pesquisas concluídas ou experiências de ensino consolidadas. O tema do Painel deverá se relacionar com um dos eixos do Encontro e a sua proposta deverá conter três trabalhos de instituições diferentes, sendo um, obrigatoriamente, de professor/a da Educação Básica. O Painel deverá ser proposto por um coordenador e seus trabalhos avaliados conjuntamente, conforme as normas definidas para a sua submissão e avaliação. Expositor de Pôster Os Pôsteres têm como finalidade a apresentação de trabalho decorrente de pesquisas em andamento ou experiências de ensino em realização. O tema do Pôster deverá se relacionar com um dos eixos do Encontro, podendo ser submetido por estudantes de pós-graduação, professor da Educação Básica e/ou Professor da Educação Superior. Pretende-se que o Pôster seja debatido em salas de comunicações com mediações de professores convidados. As propostas de Pôsteres serão avaliadas e selecionadas pelo Comitê Científico, conforme as normas definidas para a sua submissão e avaliação. Simposista Os Simpósios serão propostos pelo Comitê Organizador, referentes a cada um dos eixos do 20º ENDIPE – Rio 2020. Eles serão formados por três simposistas, preferencialmente de instituições e Estados diferentes, sendo um deles do Rio de Janeiro. O conjunto de Simpósios envolverá pesquisadores nacionais e estrangeiros e professores da Educação Básica e da Educação Superior com produção referente às Didáticas e Práticas de Ensino. Convidado de Sessão Especial As Sessões Especiais, dedicadas à celebração da vigésima edição do evento, serão propostas pelo Comitê Organizador e destinadas ao debate sobre a constituição do campo da Didática no Brasil, devendo contar preferencialmente com a presença dos coordenadores de todas as edições do ENDIPE e de pesquisadores e professores de referência nas áreas de Didática, Currículo e Formação de Professores. CRONOGRAMA VALORES DE INSCRIÇÃO Vagas limitadas Agosto a Setembro/2019 Outubro a Dezembro/2019 Janeiro a Março/2020 Abril a Julho/2020 Estudantes de curso Normal/EM R$ 70,00 R$ 80,00 R$ 90,00 R$ 100,00 Estudantes de Graduação R$ 70,00 R$ 80,00 R$ 90,00 R$ 100,00 Estudantes de Pós-Graduação R$ 140,00 R$ 160,00 R$ 180,00 R$ 200,00 Professores da Educação Básica R$ 140,00 R$ 160,00 R$ 180,00 R$ 200,00 Professores da Educação Superior R$ 285,00 R$ 315,00 R$ 345,00 R$ 375,00 Desconto 20% para as Redes de Ensino (Pacote de 50 Inscrições) R$ 5.600,00 R$ 6.400,00 R$ 7.200,00 R$ 8.000,00 ORGANIZAÇÃO O XX ENDIPE – Rio 2020 é uma organização conjunta das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ Universidade Federal Fluminense – UFF Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio Universidade Católica de Petrópolis – UCP Universidade Estácio de Sá – ESTÁCIO Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ Instituto Benjamim Constant – IBC Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES Coordenação Geral: Giseli Barreto da Cruz – UFRJ Claudia Fernandes – UNIRIO Coordenação Emérita: Vera Maria Ferrão Candau – PUC-Rio Início das inscrições 26 de agosto de 2019 Submissão de trabalhos 16 de outubro a 18 de dezembro de 2019 Avaliação pelo Comitê Científico Até 13 de abril de 2020 Divulgação dos trabalhos aprovados 14-20 de abril de 2020 Recursos 20-27 de abril de 2020 Resposta aos recursos Até 15 de maio de 2020 Divulgação da programação completa Até 30 de maio de 2020 Inscrição nos Minicursos e nas Rodas de Conversa 01-20 de junho de 2020 Comitê Organizador: Andrea Vilella Mafra – ISERJ Antonio Flavio Barbosa Moreira – UCP Claudia Miranda – UNIRIO Débora Barreiros – UERJ Edméa Oliveira dos Santos – UFRRJ Inês Barbosa de Oliveira – ESTÁCIO Luis Paulo Cruz Borges – EB Maria das Graças Nascimento – UFRJ Maria Inês Marcondes – PUC-Rio Monica Vasconcellos – UFF Naiara Miranda Rust – IBC Patricia Bastos de Azevedo – UFRRJ Sandra Maciel – UFF Talita Vidal – FEBF/UERJ Vania Leite – FFP/UERJ Yrlla Ribeiro da Silva – INES Secretariado: Silvana Mesquita – PUC-Rio Helena Fontoura – UERJ Talita da Silva Campelo – EB.   

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