Desativar Preloader

Novidade no site. Acessem!

... Leiam as publicações sobre a formação continuada com o olhar de quem experiencia na dialética teoria-prática a complexidade do espaço formativo das escolas.


Leiam as publicações sobre a formação continuada com o olhar de quem experiencia na dialética teoria-prática a complexidade do espaço formativo das escolas.  Iniciamos o mês de outubro ofertando ao leitor a produção inédita do autor Celso dos Santos Vasconcellos, intitulada: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E OS SABERES DA DOCÊNCIA.

O autor centra as discussões em questionamentos que acreditamos fecundos do/no “Chão da Escola”, tais como:

➢ Como os dirigentes do sistema de educação veem o ensino? 

➢ Como os professores compreendem sua atividade?É algo relevante ou secundário? Banal ou Complexo? Daí deriva ainda as seguintes indagações:

➢ Onde a criança/jovem/adulto vai aprender, de forma fundamentada e crítica, que um outro mundo é possível?

➢ Onde a criança será ajudada a se “desgrudar” do aqui e do agora, a navegar no tempo e no espaço, a sair da ditadura do presente, do concreto, a transitar pelo abstrato, pelo categorial? ➢ Onde será garantido o direito inalienável de acesso à cultura que toda criança/todo ser humano tem, com cuidado para que cada um e todos aprendam?

➢ Onde a criança, o jovem e o adulto serão ajudados a experimentar que o conhecimento liberta? Vasconcellos convida o educador/leitor/pesquisador para que juntos possam encontrar possíveis respostas aos questionamentos supramencionados, compreendendo que o processo educacional se faz continuamente na teorização da prática e no diálogoreflexivo entre o coletivo de docentes que atuam em áreas e espaços diferenciados, mas que lutam por um projeto global voltado à educação com justiça social e humana.


 
Maria Elizabete Nascimento de Oliveira

              Área das linguagens
 

Compartilhe essa Matéria