Desativar Preloader

FEIRA DE LINGUAGEM: PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA ESTADUAL ONZE DE MARÇO

... Dentre as várias práticas de linguagens, os alunos participaram ativamente em sala de aula do processo de leitura, escuta, produção e análise de diferentes gêneros, como por exemplo: contos, poesias, músicas e danças.


A Escola Estadual de Ensino Médio, Onze de Março, situada em Cáceres-MT, realizou no dia 28 de setembro de 2019, a Feira de Linguagem. Essa é uma das ações pedagógicas realizada pelos profissionais da Área de Linguagens e suas Tecnologias da instituição, que tem por objetivo envolver os profissionais e alunos em práticas de linguagens situadas, por meio de oficinas de poesia, artes, dança, teatro, músicas estrangeiras, libras e curta-metragem.

Dentre as várias práticas de linguagens, os alunos participaram ativamente em sala de aula do processo de leitura, escuta, produção e análise de diferentes gêneros, como por exemplo: contos, poesias, músicas e danças. A Feira possibilitou um momento de integração e socialização, junto à comunidade escolar para a apresentação dos resultados, por meio de maquetes, jogos com palavras e frases em Língua Inglesa, apresentação de danças e músicas, produção de poesias para circulação em caixas de papelão e cortina de poesia, dentre outras práticas de linguagens.

Segundo os professores da Área de Linguagens e suas Tecnologias, o projeto pauta-se em considerar o aluno como sujeito central e ativo da/na prática educativa. Em tempo, é necessário destacar que essa ação é a primeira de várias outras, envolvendo todas as áreas do conhecimento, com o propósito de desenvolver o protagonismo juvenil, no sentido de possibilitar práticas de uso efetivo da língua em diferentes campos de atuação social, legitimando assim, a participação ativa dos estudantes em espaços plurais na contemporaneidade.

Compartilhe essa Matéria