Desativar Preloader

IV ESE - Encontro de Surdos na Escola

... O evento é anual, com inscrições disponibilizadas na página do SIEC/UNEMAT e ocorre em setembro em alusão ao dia 26, quando se comemora o Dia Nacional do Surdo.


No dia vinte de setembro de 2019, aconteceu em Cáceres a culminância da quarta edição do Projeto "Quebrando barreiras, construindo comunicações dos surdos nos espaços educativos na perspectiva de uma escola bilíngue". O projeto é realizado pela Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira, sob a Direção do Gestor Celestiano Rodrigues Neto, em parceria com UNEMAT - Campus Universitário Jane Vanini, sob coordenação da Professora Luciene Nascimento Cardoso.  As atividades começam no início do ano letivo e ocorrem durante o período de sete meses, com aulas presenciais, e quarenta horas de atividades extras.

O evento é anual, com inscrições disponibilizadas na página do SIEC/UNEMAT e ocorre em setembro em alusão ao dia 26, quando se comemora o Dia Nacional do Surdo.

Os objetivos do projeto são: a) fomentar o ensino da Libras ( Língua Brasileira de Sinais) a toda comunidade cacerense e outras regiões que demonstrarem interesse; b) multiplicar o ensino da libras afim de que a comunidade quebre o mito da comunicação por leitura labial e converse com os surdos respeitando sua língua, sua cultura; c) contribuir para o exercício da cidadania e da  inclusão, afim de que os surdos participem de todas as atividades pedagógicas dentro e fora da escola; d) preparar e capacitar os professores da rede pública para melhor interagir com os alunos surdos, afim de que os resultados sejam mais eficientes.

O evento aconteceu no Auditório da SICMATUR e contou com a realização de oficinas pedagógicas com jogos e atividades lúdicas para trabalhar os diferentes componentes curriculares em Libras. Houve também várias apresentações em Libras, como o Hino Nacional, teatro, cora, e um lindo desfile da beleza surda.

O avanço que este projeto tem apresentado vai além dos muros da escola. Pessoas de quatro municípios vizinhos à Cáceres (Lambari D'Oeste, Curvelândia, Mirassol D'Oeste e Porto Esperidião) participam da formação. Além da aprendizagem de Libras, o projeto tem sido uma oportunidade de conseguir um emprego menos concorrido, pois tem atendido pessoas de baixa renda, amigos e familiares de surdos para melhor comunicar em libras em casa e também terem condições de fazer a prova no CASIEIS e/ou UNEMAT e serem aprovados para atuar em instituições públicas.

Compartilhe essa Matéria