Desativar Preloader

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA/NA ESCOLA ESTADUAL PADRE TIAGO

... A Mostra de Robótica, Automação e Exposição de Aeromodelismo da Escola Estadual Padre Tiago ocorreu no dia 31 de outubro de 2019, como resultado parcial da intervenção pedagógica da/na escola.


A Mostra de Robótica, Automação e Exposição de Aeromodelismo da Escola Estadual Padre Tiago ocorreu no dia 31 de outubro de 2019, como resultado parcial da intervenção pedagógica da/na escola. Paralelamente, contou com a participação do Projeto Inclusão Literária do historiador Clóvis Matos e Oficinas de Técnicas Teatrais, com o professor/ator Márcio Campos. O projeto interdisciplinar contou com a participação dos professores dos componentes curriculares: de Arte, Sociologia, Química e disciplinas técnicas do curso de Informática.

          Os alunos da escola, com a orientação efetiva de seus professores, apresentaram diversos projetos inovadores, tais como: “Jardim vertical autoirrigado” elaborado para atender as necessidades da cozinha com a produção de temperos verdes; “Esteira Lagarta Remotamente Guiada” com uso de bluetooth e arduíno; “Projetor com uso de Smartphone” que contou com a criação de uma mini sala de exibição de filmes; “Luminárias de Bambu com Ativação Remota” que é ligado por arduíno e bluetooth; “Produção de biodiesel” com reaproveitamento de óleo usado em fritura; Impressora 2D construída com dispositivos de informática que desenhava e escrevia em formato vetorial e “Irrigação solar por gotejamento” que utiliza garrafas de vidro e funciona por pressão de calor.

          Durante a mostra, dezenas de aeromodelos foram expostos com exibições de voos de aviões, drones, helicópteros, simuladores e bate papo com pilotos de aeromodelismos. Os modelos ficaram expostos para apreciação da comunidade escolar. Contamos também com a participação do projeto “Inclusão Literária” do historiador Clóvis Matos que doou para a biblioteca da escola 500 (quinhentos) livros de diversos gêneros. O espaço contou também com um bate papo com os alunos sobre a importância do livro em nossas vidas.

          O ator Márcio Campos ministrou diversas oficinas de técnicas teatrais que exploram a concentração e a postura corporal, em momentos de tensão como a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM; seguidas de Declamações de poesias; Técnicas de pequenas cenas; A diferença entre a atuação no teatro e na televisão, bem como, Técnica circense.

          Durante a mostra, recebemos a visita de, aproximadamente, 1.200 estudantes de escolas públicas e particulares. Para os coordenadores do evento, professor Giancarlo Marinho Costa (sociologia), Carlos Francisco (disciplinas técnicas) Janice Destácio (Arte) e Jair Gomides (química): “a mostra foi uma experiência ímpar que aproximou os alunos e a comunidade das novas tecnologias e possibilitou uma melhora no resultado do rendimento escolar”.

Compartilhe essa Matéria