Desativar Preloader

BELEZA NEGRA: REFLETINDO A IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA ESTADUAL FREI AMBRÓSIO-CÁCERES/MT

... O CEFAPRO/CÁCERES/MT PARABENIZA AS ATIVIDADES DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, 20.11.2029, PROMOVIDAS PELA ESCOLA ESTADUAL FREI AMBRÓSIO/CÁCERES-MT QUE, ATUALMENTE CONTA COM A DIREÇÃO DO PROFESSOR MARCOS CÉSAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE ANDREA RIBEIRO E MARCIO DE ASSUNÇÃO.


Hoje, 20.11. 2019, a Escola Estadual Frei Ambrósio conta com programação durante o dia inteiro, abarcando reflexões sobre a cultura afro-brasileira, tendo como temática: Beleza negra: refletindo a identidade afro-brasileira. Destacamos que a esta data é atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, importante figura negra que lutou fervorosamente contra o regime escravocrata no país. Assim, instituiu-se o dia Nacional da Consciência Negra, oficialmente designado em todo país por meio da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Destacamos, porém, que esse dia não é considerado Feriado Nacional, porém, foi decretado como Feriado Municipal em diversas cidades do país, inclusive como Feriado Estadual nos seguintes estados:  Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Roraima. 

Reforçamos ainda que os profissionais da Escola Estadual Frei Ambrósio, incluindo docentes e não docentes, vem trabalhando a temática nos estudos formativos e nas atividades pedagógicas em sala de aula, fazendo jus ao que apregoa a lei 10.639/03. Neste sentido, as atividades são resultantes de reflexões críticas sobre o processo sociocultural e histórico do país, com destaque à capoeira, beleza dos afrodescendentes com desfile dos alunos, apreciação de obras audiovisuais, confecção de bonecas negras, dentre outras amostragens.

Parabenizamos, ainda, a participação de todos os componentes do grupo Candeias/Capoeira, com a inclusão dos alunos e a forma dinâmica de condução das atividades. 

 

Compartilhe essa Matéria