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EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020/APC Socioeducativo

... Orientador Pedagógico, professor: Linguagem, Humanas, Pedagogia, Ciências da Natureza e Matemática para atuar no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres-MT, para o ano letivo de 2020.


ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE CÁCERES (APC)

 

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020/APC

A Assessora Pedagógica de Cáceres-MT, no uso de suas atribuições legais, com base na Portaria 672/2019/GS/SEDUC/MT, e na Lei 12.594/2012 torna público para conhecimento dos interessados o Edital de Seleção nº 001/2020/APC que dispõe sobre Processo de Seleção para Orientador Pedagógico, professor: Linguagem, Humanas, Pedagogia, Ciências da Natureza e Matemática para atuar no  Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres-MT, para o ano letivo de 2020.

1.      DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1 – O candidato deverá efetuar sua inscrição a partir do dia 10 (dez) a 13 (treze) de março de 2020 na Assessoria Pedagógica, observando todos os critérios estabelecidos neste edital.

1.2 – Para concorrer exigir-se-á do candidato, exclusivamente, professor, habilitado, que se disponha a lecionar a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas até final do ano letivo de 2020. Poderá concorrer o professor efetivo e/ ou professor Contrato.

1.3 – Para exercer a função de ORIENTADOR PEDAGÓGICO, exigir-se-á ser professor com Licenciatura Plena, o qual deverá passar pela avalição didática e entrevista.

Parágrafo Único - O professor na função de Orientador Pedagógico trabalhará em regime de Dedicação Exclusiva, com 30 horas semanais, de modo que contemple os turnos de funcionamento do socioeducativo.

1.4 – O profissional interessado no exercício da função deverá cumprir sua respectiva carga horária semanais de modo que contemple o Plano Individual ou Coletivo de Atendimento as necessidades do adolescente internado, ou do próprio Sistema Socioeducativo de Cáceres.

1.5 - O candidato (a) que se disponha a concorrer ao exercício da função deverá fazê-lo até final do ano letivo de 2020, sendo lhe permitido complementar carga horária em outra unidade escolar, considerando a classificação geral do PAS 2019.

1.6 – Não poderá concorrer o professor em readaptação e em constantes licenças.

2. DAS ATRIBUIÇÕES E FUNÇÕES DO PROFESSOR:

2.1 – Desenvolver trabalhos pertinentes às Diretrizes Estaduais para o Atendimento Escolar de Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em consonância com a Escola Meninos do Futuro, SESP, Assessoria Pedagógica e Equipe Socioeducativo da SEDUC-MT.

2.2 – Cumprir jornada de trabalho semanal na Sala Anexa de Atendimento Socioeducativo Cáceres.

2.3 – Realizar intervenções pedagógicas necessárias para o êxito do processo de ensino aprendizagem, bem como, realizar avaliação diagnóstica, lançamentos de registros como Agenda, Relatórios, Avaliação descritiva, e realizar ciclo de estudos sobre a proposta pedagógica deste sistema de ensino.

2.4 – Trabalhar em consonância com as Propostas das Diretrizes Estaduais para o Atendimento Escolar de Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas, ECA e SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), bem como em consonância com o Regimento Interno Socioeducativo/SESP.

3. DAS ATRIBUIÇÕES E FUNÇÕES DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO

1. investigar o processo de construção de conhecimento e desenvolvimento do educando;
2. criar estratégias de atendimento educacional complementar e integrada às atividades desenvolvidas na turma;
3. proporcionar diferentes vivências visando o resgate da autoestima, a integração no ambiente escolar e a construção dos conhecimentos onde os alunos apresentam dificuldades;
4. participar das reuniões pedagógicas planejando, junto com os demais professores, as intervenções necessárias a cada grupo de alunos, bem como as reuniões com pais e conselho de classe;
5. coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas da Unidade Escolar;
6. articular a elaboração participativa do Projeto Pedagógico da Escola;
7. coordenar, acompanhar e avaliar o projeto pedagógico na Unidade Escolar;
8. acompanhar o processo de implantação das diretrizes da Secretaria de Estado de Educação relativas à avaliação da aprendizagem e ao currículo, orientado e intervindo junto aos professores e alunos quando solicitado e/ou necessário;
9. coletar, analisar e divulgar os resultados de desempenho dos alunos, visando a correção e intervenção no Planejamento Pedagógico;
10. desenvolver e coordenar sessões de estudos nos horários de hora-atividade, viabilizando a atualização pedagógica em serviço;
11. coordenar e acompanhar as atividades nos horários de hora-atividade na unidade escolar;
12. analisar/avaliar junto aos professores as causas da evasão e repetência propondo ações para superação;
13. propor e planejar ações de atualização e aperfeiçoamento de professores e técnicos, visando à melhoria de desempenho profissional;
14. divulgar e analisar, junto à Comunidade Escolar, documentos e diretrizes emanadas pela Secretaria de Estado de Educação e pelo Conselho Estadual de Educação, buscando implementá-los na unidade escolar, atendendo às peculiaridades regionais;
15. coordenar a utilização plena dos recursos da TV Escola pelos professores, onde não houver um técnico em multimeios didáticos;
16. propor e incentivar a realização de palestras, encontros e similares com grupos de alunos e professores sobre temas relevantes para a formação integral e desenvolvimento da cidadania;
17. propor, em articulação com a Direção, a implantação e implementação de medidas e ações que contribuam para promover a melhoria da qualidade de ensino e o sucesso escolar dos alunos;

3. DA ATRIBUIÇÃO / CONTRATAÇÃO:

3.1 O servidor (professor) aprovado no seletivo perceberá o valor referente ao número de aulas/horas, podendo o candidato compor carga horária em outra unidade escolar.

4.  O PERFIL DO PROFISSIONAL SOCIOEDUCATIVO:

I – Flexibilidade, adaptar-se às mudanças, ter facilidade para utilizar novos métodos, procedimentos e ferramentas na rotina de seu trabalho;

II - Orientação para a Cidadania, desenvolver ações que busquem reconhecimento e o respeito dos cidadãos como sujeitos de direito visando o desenvolvimento de sua autonomia;

III - orientação para resultados -capacidade de focar na concretização dos objetivos e garantir que os resultados desejados sejam alcançados, assim como cumprir com os prazos estabelecidos;

IV - Pontualidade / assiduidade - capacidade de respeitar e cumprir compromissos e a jornada de trabalho estabelecida, em relação ao horário e frequência;

V - Criatividade - pensamentos e ideias inovadoras que influenciam as ações da equipe a fim de obter soluções e alternativas diferenciadas;

VI - visão sistêmica - compreender o sistema socioeducativo firmando compromisso com os estudantes privados de liberdade buscando intervenções pedagógicas aos estudantes que demonstraram baixa proficiência nas avaliações interna e externa, possibilitando superação dos desafios de aprendizagem, através de sua prática e sob a orientação do Professor Orientador Pedagógico alinhar suas ações com os demais processos da organização das Políticas Educacionais da Seduc;

VII - comunicação - partilha das informações entre os pares para buscar o entendimento e a clareza nas orientações para sua equipe;

VIII - fluência verbal, pro atividade e iniciativa, criatividade e inovação, atenção concentrada e difusa, comprometimento, discrição, ética, capacidade de análise e de síntese, planejamento, organização e controle.

 

5. DA INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO:

5.1 - As inscrições deverão ser realizadas manualmente usando o modelo de formulário deste Edital no período previsto no Cronograma, por meio de preenchimento de Ficha de Inscrição, anexando cópia dos documentos pessoais, comprovante de formação/escolarização.

5.2 – A Ficha de Inscrição estará disponível a partir das 08horas do dia 10/03/2020 até às 17horas do dia 13/03/2020, conforme previsto no Cronograma do Processo de Escolha.

5.3 - Não serão aceitas inscrições fora do período determinado no Cronograma, independentemente das razões alegadas.

5.4 - A inscrição do candidato implica no conhecimento e na plena aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital.

5.5 - O candidato é responsável por todas as informações prestadas no formulário de solicitação de inscrição, assim como sua veracidade, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

5.6 - Antes de inscrever - se, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital para exercer a docência no sistema Socioeducativo de Cáceres, sob pena de eliminação.

6. DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DIDÁTICO:

6.1 – A Avaliação Didática com os candidatos inscritos será realizada no dia 16/03/2020 a partir das 13hora, por ordem de chegada.

6.2 – Para avaliação didática o candidato deverá apresentar para a Banca Examinadora uma aula de 15 (quinze) minutos, seguidos de 05 (cinco) minutos para arguição da banca, totalizando 20 (vinte) minutos de avaliação. (30) pontos.

a) a apresentação da aula a ser desenvolvida deve considerar um conteúdo específico da disciplina a qual o candidato concorre;

b) o candidato deverá apresentar plano de aula em três vias de igual teor devidamente datadas e assinadas, sendo que a não apresentação elimina automaticamente da Avaliação de Desempenho Didático. (20 pontos)

6.3 – Serão considerados critérios para Avaliação de Desempenho Didático:

a) apresentação de objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, atividades, avaliação e referenciais teóricos, analisados mediante pertinência e adequação ao tema da aula;

 

b) adequação ao plano de aula ao tempo disponível;

c) uso adequado da língua portuguesa;

d) procedimentos da ação docente adequados aos objetivos e conteúdo do plano.

§ 1º serão considerados aprovados nesta fase, os candidatos que tiverem aproveitamento de pelo menos 50%

7.0 - ENTREVISTA:

7.1 - A Entrevista com os candidatos inscritos será realizada no dia 17/03/2020 a partir das 08h00min horas, por ordem de chegada.

7.2 - Os critérios para entrevista tomarão como referência o SINASE – Lei 12.594/2012. (20 pontos); Diretrizes Estaduais para o Atendimento Escolar de Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas (20 pontos); ECA (10 pontos).

 7.3 - O candidato será avaliado por uma Comissão composta pela Assessora Pedagógica, por um diretor escolar e por um representante da SESP (psicólogo), o qual lhe será atribuído uma nota conforme desempenho de sua entrevista.

8.0 – INVESTIGAÇÃO SOCIAL

1. Caberá a SESP/MT, ou a unidade Socioeducativa de Cáceres encaminhar o nome dos referidos candidatos aprovados para investigação social.

9.0 – RECURSO:

1.0 - Para interposição do recurso, o candidato deverá procurar a Assessoria Pedagógica de Cáceres/MT, no endereço acima citado no dia 19/03/2020, nos períodos matutino e vespertino.

 

8.1. DO RESULTADO:

8.2 – O resultado parcial será divulgado no dia 18/03/2020 na Assessoria Pedagógica em horário de atendimento.

8.3 – A homologação do resultado final será divulgada dia 20/03/2020.

Parágrafo único. Os casos omissos serão tratados com a Coordenação do Socioeducativo da SEDUC/MT e Equipe da SUEB/CPE/Assessoria Jurídica da SEDUC/MT.

 

Cáceres, 09 de março de 2020. 

 

 

Eliane Andrade de Araújo Silva

Assessora Pedagógica

 

 

ANEXO I

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

 

DATA

ATIVIDADE

HORÁRIO

10/03 a 13/03/2020

Inscrição

Das 08:00 às 17:00 horas

16/03/2020

Avaliação Didática

A partir das 13horas

17/03/2020

Entrevista

A partir das 08horas

18/03/2020

Resultado preliminar

A partir das 14horas

19/03/2020

Interposição de recurso

A partir das 13:00 horas

20/03/2020

Divulgação do resultado final e Homologação de resultado

A partir das 13:00 horas

 

 

 

 

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